Casa da Juventude

A Casa da Juventude da Diocese do Porto nasceu, fundamentalmente, do sentimento que a Igreja desta Diocese teve da situação dos jovens na hora actual, dos seus anseios e preocupações, dos múltiplos problemas que se lhe põem, tantas e tantas vezes, sem resposta; nasceu do sentimento que a mesma Igreja teve de que Cristo não ocupa, no coração do jovem, o lugar que deve ocupar o que lhe causa falta de sentido de vida, angústia, quando não desespero.

Plano de Actividades

Actividades

É Jesus quem buscais quando sonhais a felicidade; é Ele quem vos espera, quando nada do que encontrais vos satisfaz; Ele é a beleza que tanto vos atrai; é Ele quem vos provoca com aquela sede de radicalidade que não vos deixa ceder a compromissos; é Ele quem vos impele a depor as máscaras que tomam a vida falsa; é Ele quem vos lê no coração as decisões mais verdadeiras que outros quereriam sufocar.
É Jesus quem suscita em vós o desejo de fazer da vossa vida algo de grande, a vontade de seguir um ideal, a recusa de vos deixardes submergir pela mediocridade, a coragem de vos empenhardes, com humildade e perseverança, no aperfeiçoamento de vós próprios e da sociedade, tomando-a mais humana e fraterna.

João Paulo II

Redescobrir o caminho da fé...

Tempo de encontro com Jesus Cristo o único a oferecer o sentido que precisamos para viver a verdade sobre nós próprios.

Meditações e conferências; acompanhamento pessoal; oração; Eucaristia e visita ao Santíssimo; Exame de consciência e Sacramento do Perdão; Leitura espiritual; Rosário, Via Sacra...

Formação na fé a partir do Compêndio do Catecismo da igreja Católica.

Sempre no 3º sábado de cada mês (o almoço precisa de marcação)

Retiros

“Deixa um momento as tuas ocupações habituais, ó homem; entra um instante em ti mesmo, longe do tumulto dos teus pensamentos. Põe de parte os cuidados que te apoquentam e liberta-te agora das inquietações que te absorvem. Entrega-te uns momentos a Deus; descansa por algum tempo em sua presença.”

Tertúlias

Do dicionário: Tertúlia - reunião familiar; reunião habitual de artistas, literatos... Datas: - Dia 11 de Novembro (6ª feira), das 21h15 às 23h00 trocamos ideias e inquietações sobre "A vida é mistério: o mistério é vida!" - Dia 13 de Janeiro (6ª feira), das 21h15 às 23h00 trocamos ideias e inquietações sobre "A fé é confiança e entrega ao mistério!" - Dia 10 de Março (6ª feira), das 21h15 às 23h00 trocamos ideias e inquietações sobre "Um caminho «impossível» segundo as leis humanas!"

Orações

Fica connosco, Senhor, porque anoitece. Na noite da nossa vida, com a luz da fé acesa, esperamos alegres a tua última vinda.

Hino de Completas

Datas:

- Dia 9 de Dezembro (6ª feira), das 21h15 às 22h30 encontramo-nos para rezar sobre "A vida é mistério: o mistério é vida!"

- Dia 10 de Fevereiro (6ª feira), das 21h15 às 22h30 encontramo-nos para rezar sobre "A vida é mistério: o mistério é vida!"

Interrogações sobre a fé

Procurando responder a algumas questões que te inquietam a Casa da Juventude propõe um itinerário de reflexão, aprofundamento e partilha.

Conversas de namorados

Criar espaços de reflexão sobre a vida a dois numa perspectiva cristã:

- Discernir sobre a vocação matrimonia;

- Descobrir pistas para o auto e o heteroconhecimento;

- Perspectivar a vida a dois em relação com Deus.

caminhada

Dia após dia o peregrino caminha. Com a Palavra na mochila, vai à procura de uma descoberta que dure toda a vida.

Datas:

- Dia 10 de Junho (sábado), das 9h00 às 18h00 partimos da Casa Juventude "À descoberta do chamamento".

Festas

Festa da Confirmação - 31 de Maio de 2009 - 15h00 - Casa Diocesana de Vilar

O Bispo do Porto convida os jovens confirmados em 2008 para a Festa da Confirmação. A Festa será na Casa Diocesana de Vilar, no dia 31 de Maio de 2009, a partir das 15h00, com o tema Porque o Espírito Santo actua em ti...

O Programa será o seguinte: 15h00 Encontro com o Bispo; 16h15 Tempo de Encontro em Grupo; 17h00 Eucaristia / Renovação do Compromisso; 18h00 Bolo de Aniversário.

Teologia da Vocação

Partindo dos dados do Antigo e Novo Testamento, da História e do Magistério da Igreja, tem por objetivo identificar a iniciativa de Deus sobre si mesmo e comprometer-se com Ele.

Inicia-se na Quaresma e conclui-se em Junho. Encontros semanais (segunda-feira, 21h00) de 60’.

Carta aos Amigos