Comunidade Residente

Projecto de vida comum, partilhado por formadores e seminaristas, que se desenvolve segundo um processo formativo, em que cada um desempenha funções e responsabilidades próprias.

Criado há mais de trinta anos, o Seminário do Bom Pastor é uma comunidade, porção da Igreja diocesana promovida pelo Bispo, para acompanhar e formar os jovens que se identificam com o itinerário vocacional que o dom do Espírito Santo neles iniciou para serem seus ministros no sacerdócio.

Comunidade Humana

Como comunidade humana configura-se pela finalidade comum claramente apresentada e livremente aceite de desenvolver a consciência vocacional de cada um, pela qual todos se sentiram convocados e configura-se pelas relações interpessoais de confiança e corresponsabilidade que envolvem todos os intervenientes na vida da comunidade. Segue um projecto de vida comum, partilhado por formadores e seminaristas, que se desenvolve segundo um processo formativo, em que cada um desempenha funções e responsabilidades próprias.

Comunidade de Fé

Como comunidade de fé ajuda os seus membros a viver cada dia mais plenamente a sua consagração baptismal, por uma cuidada educação religiosa, um adequado acompanhamento espiritual e uma viva participação na liturgia. O ambiente de convivência familiar procura dar continuidade ao “vinde ver” pronunciado por Cristo, dirigido a quem O procura, para O seguir e permanecer com Ele. Actualmente está estruturado em duas comunidades: Comunidade Residente e Comunidade Não Residente (Pré-Seminário).

Documentos do Projecto Educativo