Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

Por sugestão da Congregação para o Clero, que o Papa S. João Paulo II prontamente acolheu e estendeu à Igreja Universal, desde a Quinta-feira Santa de 1995, é proposto que na festa do Sagrado Coração de Jesus se celebre a Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Uma oração que recorde aos Sacerdotes o desafio de tender para a Santidade, dizia o Santo Padre, “a fim de sermos «ministros de santidade» para os homens e mulheres confiados ao nosso serviço pastoral”, tendo em vista “conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração do Bom Pastor”.

Na Diocese do Porto esta celebração terá o seu epicentro na Celebração Diocesana da Solenidade Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus a que presidirá o Sr. D. António Francisco na Igreja do Coração de Jesus (Instituto do Bom Pastor – Ermesinde), na próxima sexta-feira, dia 12 de junho, pelas 21horas.

Para reflexão sugere-se a releitura dos Decretos conciliares Optatiam totius e Presbyterorum Ordinis no 50° aniversário da promulgação; em perspetiva do próximo Jubileu Extraordinário da Misericórdia o documento da Congregação do Clero “O sacerdote ministro da misericórdia divina - Subsídio para confessores e diretores espirituais” (2011); ou, no magistério do Papa Francisco a homilia da última Missa Crismal.

11 Junho 2015