Semana dos Seminários 2015

Decorre de 8 a 15 de Novembro a Semana dos Seminários: Olhou-os com misericórdia…

De outras datas temáticas destinadas às vocações sacerdotais e consagradas esta é uma semana com forte tradição na nossa Diocese. Aponta para estas comunidades eclesiais especiais que são os Seminários Diocesanos. Coloca nas intenções das nossas orações, as pessoas concretas que os habitam e constituem as suas comunidades residentes: seminaristas, padres formadores, colaboradores diversos.

A proposta de materiais para a dinamização e  sensibilização das comunidades cristãs, não deve ser entendida como propaganda mas como despertador de uma preocupação que de ano para ano se torna mais urgente sobre o sentido e a necessidade do sacerdócio para e na comunidade eclesial.

Solicita-se aos responsáveis paroquiais, aos párocos, concretamente, um acentuar do anúncio da alegria do Evangelho da vocação e da sensibilização da comunidade cristã para pedir a Deus o dom da vocação ao sacerdócio e o dom de novos sacerdotes.

Aos agentes pastorais, às famílias, aos catequistas solicita-se cooperação na Pastoral Vocacional em ordem aos seminários, verdadeiro coração da Diocese.

Os suportes que se disponibilizam:

  • Cartaz e pagela
  • Guião Senhor, que quereis que eu faça? - contendo uma reflexão pastoral tendo por base o discurso do Papa Francisco aos Bispos da Conferência Episcopal Portuguesa  e três catequeses  para crianças, adolescentes e jovens.
  • Guião Olhou-os com misericórdia… - contendo os dados dos Seminários Diocesanos do Porto, com um destacável para a Apresentação ao Seminário (28 de Novembro de 2015)
  • Guião A alegria do Evangelho da Vocação é a nossa missão – contendo o Projeto de Pastoral Vocacional Juvenil (Casa da Juventude) e o Calendário Vocacional 2015/2016.

A oração é a primeira e permanente intervenção em relação às vocações, rogando “ao Senhor da Messe que envie trabalhadores para a sua Messe”. O plano de Oração Diocesano – ROGAI – renova o seu calendário (sob a forma de encarte) e a proposta que decorrerá num ritmo diário e por Vigararia, permitindo que uma vez por mês aconteça a oração diante do Sacrário.

Como grupo privilegiado de vocacionáveis, os acólitos da Região Pastoral Grande Porto poderão beneficiar de uma ação lhes está ação destinada e programada para dia 7 de Novembro: Acólitos ao Encontro do Seminário.

Outras informações podem ser solicitadas junto do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações.

31 Outubro 2015